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Características principais

Idioma
Português
Formato
Físico
Editora
Altamira Editorial

Descrição

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- Dresden: A Florença Do Elba (26 x 20 x 2cm, 680g, 152 páginas).
O século XVIII se mostrou especialmente rico para o desenvolvimento da arte europeia baseada no interesse pela natureza. “O fenômeno do vedutismo, gênero pictórico que mescla o natural das cores, das figuras humanas e dos animais, da dimensão e das particularidades arquitetônicas e da luz, se enaltece e se dissemina, no decorrer desse período, por toda a mítica e simbólica Veneza”, dizem Manoel Bellotto e Neide Marcondes.

E é justamente nesse contexto que surge o nome de Bernardo Bellotto, pintor nascido em Veneza em uma família que já contava com outro artista – seu tio, Giovani Antonio Canal, il Canaletto, de quem herda a técnica e o apelido. Dos primeiros passos no ateliê do tio, ainda na Itália, Bellotto emerge para uma sólida carreira como vedutista, graças ao convite recebido para exercer seu talento em terras alemãs como artista da corte dos príncipes eleitores Frederico Augusto I e Frederico Augusto II. É na Saxônia, em Dresden, que ele se firma como cronista do cotidiano, registrando suas visões da cidade em telas e gravuras que ainda hoje representam papel fundamental no cenário artístico e histórico mundial.

- Interiores Da Casa Brasileira Artefato, Gênero E Espaço (11,5 x 21cm, 301g, 184 páginas).
A autora pesquisa há algum tempo a intersecção entre arquitetura de interiores e estudos de gênero; e, com este livro, longe de pretender encerrar o assunto e apresentar simples julgamentos, ela levanta questões e abre caminho nessa área de estudo tão específica e, ao mesmo tempo, tão vinculada a reflexões atuais.

Ao acompanhar como eram os perfis residenciais dos séculos XIX e XX, principalmente no Brasil, seguimos com a autora – e com as valiosas referências que ela nos indica ao longo das páginas – num desvendar do papel das mulheres (e dos homens) na família e na sociedade, no consumo, nos trabalhos domésticos e, como não poderia deixar de ser, no mercado profissional.

- Os Croquis E Os Processos De Projeto De Arquitetura (20 x 23cm, 565g, 160 páginas).
A partir da compreensão de que o uso dos croquis no procedimento projetual é um dos temas fundamentais para o debate em torno da criação da arquitetura e do ensino de projeto, Rafael Perrone apresenta diversas compreensões sobre o significado do croqui e seu papel no decurso de um projeto.

O material gráfico farto e variado apresenta as diversas maneiras com que os arquitetos interpretam e manipulam diferentes aspectos de seus registros gráficos. Os croquis e os processos de projeto de arquitetura define o croqui e suas participações estratégias nos processos de concepção da arquitetura, como parte do pensamento visual, refletindo como o processo mental e gráfico interage, ao mesmo tempo, no projeto.

- Brutalist Connections (Português/Inglês, 15.5 x 1.8 x 23.5 cm, 401g, 32 páginas).
Quem tem medo do Brutalismo? Nas últimas décadas, o Brutalismo deixou de ser tema tabu e mal conhecido e passou a figurar, em debates e publicações. Iniciadas há mais de uma década, as extensas pesquisas de Ruth Verde Zein sobre as “Conexões Brutalistas” dos anos 1950-70 são apresentadas neste livro de maneira sintética e lúdica. Embora considerando as contribuições canônicas, seus estudos desestabilizam estereótipos convencionais e abrem novas possibilidades interpretativas, contribuindo para a revisão e renovação contemporânea dos debates sobre o tema.

Há outras surpresas dentro desse livro compacto. De um lado, um texto inteligente e questionador esclarece sobre o que se trata, quando se fala em Brutalismo; acompanhado por um interessante prefácio de Réjean Légault, professor, historiador e crítico, que ressalta a qualidade e originalidade do livro. De outro lado, incluídos como bônus, meia dúzia de pôsteres apresentam esquemas e diagramas que interpretam, de maneira gráfica e visualmente comunicativa, as propostas e estudos de Ruth Verde Zein.