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CaracterĂ­sticas principais

Idioma
PortuguĂȘs
Formato
FĂ­sico
Editora
Altamira Editorial

Descrição

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- Dresden: A Florença Do Elba (26 x 20 x 2cm, 680g, 152 påginas).
O sĂ©culo XVIII se mostrou especialmente rico para o desenvolvimento da arte europeia baseada no interesse pela natureza. “O fenĂŽmeno do vedutismo, gĂȘnero pictĂłrico que mescla o natural das cores, das figuras humanas e dos animais, da dimensĂŁo e das particularidades arquitetĂŽnicas e da luz, se enaltece e se dissemina, no decorrer desse perĂ­odo, por toda a mĂ­tica e simbĂłlica Veneza”, dizem Manoel Bellotto e Neide Marcondes.

E Ă© justamente nesse contexto que surge o nome de Bernardo Bellotto, pintor nascido em Veneza em uma famĂ­lia que jĂĄ contava com outro artista – seu tio, Giovani Antonio Canal, il Canaletto, de quem herda a tĂ©cnica e o apelido. Dos primeiros passos no ateliĂȘ do tio, ainda na ItĂĄlia, Bellotto emerge para uma sĂłlida carreira como vedutista, graças ao convite recebido para exercer seu talento em terras alemĂŁs como artista da corte dos prĂ­ncipes eleitores Frederico Augusto I e Frederico Augusto II. É na SaxĂŽnia, em Dresden, que ele se firma como cronista do cotidiano, registrando suas visĂ”es da cidade em telas e gravuras que ainda hoje representam papel fundamental no cenĂĄrio artĂ­stico e histĂłrico mundial.

- Interiores Da Casa Brasileira Artefato, GĂȘnero E Espaço (11,5 x 21cm, 301g, 184 pĂĄginas).
A autora pesquisa hĂĄ algum tempo a intersecção entre arquitetura de interiores e estudos de gĂȘnero; e, com este livro, longe de pretender encerrar o assunto e apresentar simples julgamentos, ela levanta questĂ”es e abre caminho nessa ĂĄrea de estudo tĂŁo especĂ­fica e, ao mesmo tempo, tĂŁo vinculada a reflexĂ”es atuais.

Ao acompanhar como eram os perfis residenciais dos sĂ©culos XIX e XX, principalmente no Brasil, seguimos com a autora – e com as valiosas referĂȘncias que ela nos indica ao longo das pĂĄginas – num desvendar do papel das mulheres (e dos homens) na famĂ­lia e na sociedade, no consumo, nos trabalhos domĂ©sticos e, como nĂŁo poderia deixar de ser, no mercado profissional.

- Os Croquis E Os Processos De Projeto De Arquitetura (20 x 23cm, 565g, 160 pĂĄginas).
A partir da compreensão de que o uso dos croquis no procedimento projetual é um dos temas fundamentais para o debate em torno da criação da arquitetura e do ensino de projeto, Rafael Perrone apresenta diversas compreensÔes sobre o significado do croqui e seu papel no decurso de um projeto.

O material gråfico farto e variado apresenta as diversas maneiras com que os arquitetos interpretam e manipulam diferentes aspectos de seus registros gråficos. Os croquis e os processos de projeto de arquitetura define o croqui e suas participaçÔes estratégias nos processos de concepção da arquitetura, como parte do pensamento visual, refletindo como o processo mental e gråfico interage, ao mesmo tempo, no projeto.

- Brutalist Connections (PortuguĂȘs/InglĂȘs, 15.5 x 1.8 x 23.5 cm, 401g, 32 pĂĄginas).
Quem tem medo do Brutalismo? Nas Ășltimas dĂ©cadas, o Brutalismo deixou de ser tema tabu e mal conhecido e passou a figurar, em debates e publicaçÔes. Iniciadas hĂĄ mais de uma dĂ©cada, as extensas pesquisas de Ruth Verde Zein sobre as “ConexĂ”es Brutalistas” dos anos 1950-70 sĂŁo apresentadas neste livro de maneira sintĂ©tica e lĂșdica. Embora considerando as contribuiçÔes canĂŽnicas, seus estudos desestabilizam estereĂłtipos convencionais e abrem novas possibilidades interpretativas, contribuindo para a revisĂŁo e renovação contemporĂąnea dos debates sobre o tema.

HĂĄ outras surpresas dentro desse livro compacto. De um lado, um texto inteligente e questionador esclarece sobre o que se trata, quando se fala em Brutalismo; acompanhado por um interessante prefĂĄcio de RĂ©jean LĂ©gault, professor, historiador e crĂ­tico, que ressalta a qualidade e originalidade do livro. De outro lado, incluĂ­dos como bĂŽnus, meia dĂșzia de pĂŽsteres apresentam esquemas e diagramas que interpretam, de maneira grĂĄfica e visualmente comunicativa, as propostas e estudos de Ruth Verde Zein.