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Características principais

Idioma
Português
Formato
Físico
Editora
Altamira Editorial

Descrição

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- Interiores Da Casa Brasileira Artefato, Gênero E Espaço (11,5 x 21cm, 301g, 184 páginas).

A autora pesquisa há algum tempo a intersecção entre arquitetura de interiores e estudos de gênero; e, com este livro, longe de pretender encerrar o assunto e apresentar simples julgamentos, ela levanta questões e abre caminho nessa área de estudo tão específica e, ao mesmo tempo, tão vinculada a reflexões atuais.

Ao acompanhar como eram os perfis residenciais dos séculos XIX e XX, principalmente no Brasil, seguimos com a autora – e com as valiosas referências que ela nos indica ao longo das páginas – num desvendar do papel das mulheres (e dos homens) na família e na sociedade, no consumo, nos trabalhos domésticos e, como não poderia deixar de ser, no mercado profissional.

Fanny organiza sua obra partindo de diferentes abordagens e considerando vários momentos históricos: as grandes mudanças pelas quais se configura e se transforma a ideia de “domesticidade”, pelo menos desde o século XIX; as questões de “estética” que dela derivam, inclusive com os debates sobre o papel das mulheres na conformação dos novos ambientes domésticos; os debates em prol da renovação das ideias de domesticidade; as mudanças, e as permanências, dos papéis estereotipados do “feminino” e do “masculino” no âmbito doméstico. Ruth Verde Zein

- Os Croquis E Os Processos De Projeto De Arquitetura (xx x 22cm, 565g, 160 páginas).

A partir da compreensão de que o uso dos croquis no procedimento projetual é um dos temas fundamentais para o debate em torno da criação da arquitetura e do ensino de projeto, Rafael Perrone apresenta diversas compreensões sobre o significado do croqui e seu papel no decurso de um projeto.

O material gráfico farto e variado apresenta as diversas maneiras com que os arquitetos interpretam e manipulam diferentes aspectos de seus registros gráficos. Os croquis e os processos de projeto de arquitetura define o croqui e suas participações estratégias nos processos de concepção da arquitetura, como parte do pensamento visual, refletindo como o processo mental e gráfico interage, ao mesmo tempo, no projeto.

O estudo das primeiras representações, dos esboços e dos croquis preliminares é um dos instrumentos mais significativos da disciplina arquitetônica. Neste sentido, o autor considera que os croquis devem ser capacitados tanto a construir, em linguagem peculiar, uma solução ou proposta, como devem ser capazes de comunicá-la socialmente a todos que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.