em 12x sem juros

Envio para todo o paĂ­s

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponĂ­vel

Descrição

Ventania Solar
Encadernação com grampos 
260 PĂĄginas
Altamira Editorial
 
 
"Quando a conheci, em 2018, durante a exposição O feminino sombrio nas Harpias do sĂ©culo XXI, Fanny Feigenson, percebo hoje, fazia nova torção no imaginĂĄrio feminino. Seu voo parece incansĂĄvel. Se ela mesma se define arqueĂłloga, eu descreveria a presente obra, Ventania Solar, como uma arqueologia dos afetos. Realista, trĂĄgica, Fanny nĂŁo cessa de aludir Ă  ausĂȘncia-presença de Tati – a filha para a qual, em momentos cruciais, cedeu a voz – na vertente mais pessoal de seu romance-arte que, integrativo, registra igualmente, com insistĂȘncia, a memĂłria impessoal, porĂ©m nĂŁo menos sombria, da discriminação e do holocausto, a repercutir desde seus primeiros anos nos silĂȘncios de sobreviventes tĂŁo prĂłximos e, feliz ou infelizmente, tĂŁo dedicados a esquecer. HĂĄ de fato flutuaçÔes de tristeza e alegria no texto de Fanny, e ela chega a listar, de modo confessional, alguns afetos que chamarĂ­amos de tristes, como o medo, a raiva, o ressentimento, a desconfiança, o abuso, a exclusĂŁo, a impotĂȘncia, a fragilidade, mas submetendo-os todos, mediante sua escrita desprendida, Ă  regĂȘncia dos afetos originĂĄrios, aqueles de leite e mel. Os “buracos do inconsciente”, ao darem vazĂŁo aos sentimentos ruins, ganham o aspecto sublimatĂłrio do gesto e da palavra: “o silĂȘncio de toda uma geração que foi calada com assassinatos. Uma caligrafia que se torna imagem dessas lembranças”. Gesto e palavra juntam-se em grafias vitais. E, por certo, reĂșnem “os cacos da minha histĂłria”, como diz Fanny, “para me libertar dela”. Pois hĂĄ igualmente leveza em sua arte, nĂŁo importa quĂŁo terrĂ­veis sejam os elementos da memĂłria, o Holocausto, a mĂŁe violentada, a morte de Tati... A tonalidade aĂ©rea faz jus aos votos de Paul Klee de alçar-se da terra. Apesar de tudo, leveza: “Eu era uma antena com potĂȘncia, captando energias anĂŽnimas”. O gesto, a palavra, a imagem levam a dor e a desolação a um plano Ășnico de desterritorialização contĂ­nua." Depoimento de JoĂŁo Perci Schiavon